Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 7 de maio de 2010



Primeiro de tudo o utilizador tem que entender como o DNS (ou Domain Name Servers) funciona. Se é possuidor de um site, certamente teve que esperar enquanto o DNS propaga. Mas para a maior parte das pessoas esse elemento da internet passa completamente despercebido.



Basicamente, quando o utilizador acede a um site através do endereço dele (Como http:// http://tiagoin.blogs.sapo.pt) ou ao endereço de e-mail (Como kill_lifeknot@hotmail.com), na verdade essas denominações são apenas para facilitar a memorização. Ao pressionar no “ir” do seu navegador, ele facilita a requisição de acesso ao site e começa a procurar o endereço real, que é um conjunto de números: o IP (o IP esta constantemente a alterar, na altura em que coloquei este poste o IP do site era 213.13.145.64). A grande possibilidade de acelerar a conexão a partir da utilização de um fornecedor de DNS decente e grande, é que ele realiza mais facilmente o caminho entre o endereço do site, em palavras, e a localização do servidor, em números. Sempre que o utilizador conecta com a internet, utiliza como padrão um fornecedor de DNS, que vem predefinido com o seu fornecedor de internet. O problema desses fornecedores de DNS é que são bastante lentos e não se mantém actualizados, de modo que demora mais para aceder a uma pagina na internet.


A pensar nisso, foi fundada em 2006 a OPENDNS. É uma empresa de internet que presta somente o serviço de resolução de DNS.


Percebendo como DNS funciona e qual é o objectivo do OPENDNS, vamos à parte pratica: Trocar o nosso fornecedor de serviço DNS padrão pelo fornecido pela OPENDNS é extremamente simples. Pode-se fazer de duas maneiras: No firmware do modem, ou nas configurações do computador. Aqui eu vou explicar como se realiza a configuração no PC.


Como fazer a alteração:


Como o Windows XP ainda é o Sistema operativo mais utilizado no mundo, eu vou explicar com base no Windows XP: clicar Iniciar > Painel de controlo > Ligações de Rede > Clique no botão direito do rato na conexão que utiliza para aceder a internet, e seleccione Propriedades. Na janela que ira aparecer vai aparecer uma listagem de itens que a conecção utiliza. Vá ao ultimo deles e clique sobre ele, o Protocolo TCP/IP, e clique em Propriedades.




Na janela marque a bolinha onde diz “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”. Depois é só inserir os seguintes dados:


  • Servidor DNS preferencial: 208.67.222.222.
  • Servidor DNS alternativo: 208.67.220.220.

Clique no botão “OK” duas vezes e pronto. O PC já está a utilizar a OPENDNS como fornecedor de serviço DNS.

Ok, já instalei. E agora?

È provável que o PC ainda demore algum tempo ate utilizar completamente os servidores DNS da OPENDNS. Para tornar o processo mais rápido, pressione na tecla Winkey (tecla com o símbolo do Windows que fica ao lado do Ctrl esquerdo), de seguida nas teclas EX. Quando abrir a janela de Executar, escreva cmd e pressione Enter. Na janela de comandos escreva ipconfig /flushdns e pressione Enter novamente. Este comando serve para limpar o registo do anterior DNS ainda guardado no PC.


Para confirmar se esta realmente a utilizar o serviço da OpenDNS, tanto através da mudança de configuração no computador como no modem. Abra o seu navegador e tente aceder ao endereço http://www.opendns.com/welcome/. Se Aparecer a mesma imagem que mostro em baixo é sinal que tudo correu bem. E a partir de agora a sua navegação na internet é bem mais rápida.