Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Vantagens

  1. Visual mais agradável – O Windows 7 mantém algumas características visuais do seu antecessor como o Aero, do Vista, para que ele funcione nas prefeitas condições é necessário tem uma boa resolução gráfica. As qualidades visuais ficaram mais caprichadas e organizadas. Um grande ponto é a sua famosa barra do iniciar, que apareceu pela primeira vez no antigo e longínquo Windows 95. Reparem no exemplo do live Messenger. Anteriormente ele ficava ao lado do relógio num ícone pequeno, actualmente fica na barra de programas em execução. O efeito de visualização das janelas minimizadas é bastante agradável e prático. Uma das características também muito interessante é que, ao clicar com o botão direito do rato sobre a aplicação aberta na barra de tarefa, o sistema mostra opções relacionadas com a aplicação.



2. Requisitos mínimos do sistema – Um dos tiros no próprio pé do Windows vista, os requisitos mínimos exigidos para a execução eram bem elevados, por isso não compatível com muitos computadores que as pessoas já possuíam. O Windows 7 não sobrecarrega tanto o computador como o vista, o que torna um boa opção para portáteis e para pessoas com computadores mais modestos. É claro que computadores com menos de 1GB de RAM e processadores inferiores a 1GHz, não irão acomodar bem este sistema operativo. Mas para saber ao certo se o seu computador é compatível com o Windows 7, a Microsoft disponibiliza um programa chamado Windows 7 upgrade advisor.

3. Se está a pensar mudar de pc, está na altura certa – Com o lançamento do Windows 7 o mercado dos computadores (tanto desktops como notebooks) os fabricantes começarão a comercializar computadores mais potentes e mais económicos.

4. Ecrã sensível ao toque – O Windows 7 esta preparado para ecrãs sensíveis ao toque com a opção multitoque. O recurso foi amplamente difundido com a entrado do iphone no mercado, com o qual é possível aumentar a imagens arrastando as duas pontas. O touch pack para Windows 7 é um conjunto de aplicações e jogos para usar esse recurso. Com destaque para o Microsoft Surface Collage que é uma aplicação com o intuito de organizar e redimensionar fotos. As funcionalidades não são novidades, mas o facto de ser feito para usar um ecrã sensível a múltiplos toques torna o diferente dos seus antecessores.

5. Os Atalhos são sempre bem-vindos - Muitos utilizadores gostam de atalhos no teclado, para desempenhar funções básicas do sistema operativo. O Windows 7 mantém atalhos que melhoram a experiencia do utilizador. Outro recurso interessante, os documentos recentes por aplicação, no menu iniciar mostra as últimas aplicações abertas e de lado em uma seta apontando os documentos abertos recentemente. Outra funcionalidade do botão do Windows e á possibilidade de executar rapidamente os seus programas mais importantes, estes estão ao lado do botão iniciar. Esta barra substitui actualmente a antiga barra de inicio rápido, tendo a mesma finalidade.

Dicas: Carregando no botão Windows e no 1 a 0 é possível abrir os programas ali postos, pela sua ordem. Se carregar win+1 vai abrir o Internet Explorer e assim sucessivamente.

Se quiser dar uma espreitadela rápida ao ambiente de trabalho, basta clicar Win+ barra de espaço.



6. Muitos programas disponíveis – Uma característica marcante do universo Linux é que as distribuições vêm sempre completas. O utilizador não precisa de fazer download de nada após instalar o UBuntu por exemplo. Isto nem sempre é verdade no universo Microsoft. Mas com a chegada do Windows 7 a Microsoft que mudar a sua historia. Uma quantidade de aplicações acompanha o Windows 7, isto é muito bom para os seus utilizadores que não necessitam de descarregar programas para realizar tarefas básicas. Como é o exemplo o programa Sticky Notes, um programa que capta o ambiente de trabalho (Prt sc), alem disso uma versão melhorada do clássico Paint.

Desvantagens

1. Preço – Para nos portugueses o Windows 7 chegou as prateleiras com os preços que variam entre os 100€ e os 200€. Este preço é salgado para o bolso da maioria dos utilizadores.

2. Barra de iniciar clássica – Se o utilizador gostar da barra de iniciar na sua versão mais clássica, pode esquece-la. Até o Windows Vista permitia a alteração da barra de iniciar para a antiga ficando com o aspecto do Windows XP. Porem este recurso foi excluído do Windows 7. Não há outra solução a não ser o utilizada habituar-se a nova barra.

3. Segurança – A Microsoft é de longe o alvo predilecto dos criminosos virtuais. Falhas nos Windows e no Internet Explorer estão sempre a ser estudadas. Por isso se possuir o Windows 7 descarregue sempre as actualizações de segurança.

4. Não é para todos – Sim, de facto o Windows 7 é mais leve, pode funcionar bem no seu portátil, principalmente se for da nova geração. Mas ele ainda continua a ser um sistema pesado e por vezes força as pessoas a comprar novos computadores para adopta-lo.


5. Coisas irritantes que saem e outras que ficam – Ponto positivo, a Microsoft em remover a incomodam mensagem de verificação da Central de contas do utilizador (UAC) que tanto irritava os utilizadores do anterior Windows Vista. Mas manteve como configuração padrão as transferências e instalações de actualizações, inclusive reiniciando o computador automaticamente.

Depois deste post, cabe a cada um decidir se passa para Windows 7, ou mantém o seu actual, sistema operativo.

Continuação de uma boa noite